Vaginismo

O que é?

Vaginismo é caracterizado pela contração involuntária e indesejada dos músculos da região pélvica, impossibilitando a introdução - seja do pênis, dedos, ou até mesmo de absorvente íntimo, coletor menstrual e instrumentos para realização de exames ginecológicos.

A impossibilidade de penetração e, principalmente, a dor resultante das tentativas, atrapalham as mulheres a obter maior satisfação sexual e, muitas vezes, o ato passa a ser evitado.

Vaginismo é comumente confundido com Dispareunia (dor na relação). Enquanto no Vaginismo a penetração é impossibilitada, em quadros de Dispareunia é possível obtê-la, contudo, há presença de dor intensa.

Mulher com dor1.png
Tratamento

Muitas vezes essas mulheres não obtém ajuda necessária quando procuram por respostas e tratamentos em atendimentos médicos/ginecológicos. Infelizmente alguns profissionais acreditam que sugerir que a paciente simplesmente "relaxe" resolverá a queixa.

O tratamento é composto por etapas. Primeiramente é necessário compreender as especificidades de cada caso: Algumas mulheres terão a contração dos músculos apenas no momento do ato sexual, enquanto outras terão em outras situações - por exemplo, para inserir absorventes internos e/ou coletores menstruais. A queixa pode estar presente desde o início da vida sexual ou ter origem após período específico.

Além disso, compreender como foi a introdução da temática sexualidade na vida daquela pessoa, como foram as experiências sexuais anteriores e quais são as percepções acerca do sexo atualmenteDilatadores vaginais são instrumentos também utilizados como parte do tratamento, a fim de viabilizar a introdução de objetos e penetração.

Cada etapa seguirá o plano de tratamento, que deve ser pensado individualmente para abarcar as necessidades de cada cliente.