Ejaculação Precoce

O que é?

A ejaculação rápida (ou precoce) trata-se da ausência ou dificuldade de controle ejaculatório. É uma queixa bastante frequente entre os homens e, portanto, uma queixa frequente na terapia sexual.

As causas de ordem psicológica podem incluir hábitos masturbatórios de maneira inadequada, eventos anteriores e condições atuais da vida da pessoa.

Ainda que o tempo entre início da penetração e ejaculação seja o mais relatado pelos homens, a capacidade de controle ejaculatório é característica primordial para o diagnóstico. O tempo atual e ideal de penetração e ejaculação vai variar entre os indivíduos, contudo, leva-se em consideração o controle da ejaculação e satisfação para o cliente e sua parceria sexual.

Homem verificando o relógio
Tratamento

O tratamento é composto por etapas. Primeiramente é necessário compreender as especificidades de cada caso: Alguns homens terão dificuldade em controlar a ejaculação apenas no momento do ato sexual, enquanto outros terão em outras situações - por exemplo, durante a masturbação. A queixa pode estar presente desde o início da vida sexual ou ter origem após período específico.

Além disso, compreender como foi a introdução da temática sexualidade na vida daquela pessoa, como foram as experiências sexuais anteriores e quais são as percepções acerca do sexo atualmente.​

Cada etapa seguirá o plano de tratamento, que deve ser pensado individualmente para abarcar as necessidades de cada paciente.