Disfunção Erétil

O que é?

A disfunção erétil é a dificuldade em ter ou manter ereções firmes o suficiente para a penetração. Também conhecida por “impotência sexual”, é a experiência popularmente conhecida como “broxar”. Passar por essa situação alguma(s) vez(es) não necessariamente caracteriza um problema, contudo, o tratamento é indicado caso isso ocorra com frequência e apresente prejuízos emocionais, psicológicos e/ou nos relacionamentos.

As causas podem ser físicas e/ou psicológicas, incluindo as condições atuais da vida e rotina da pessoa - insegurança, problemas familiares, profissionais, financeiros, estresse, problemas no relacionamento, entre outras. 

Uma avaliação com urologista é extremamente importante para que o diagnóstico seja realizado e causas biológicas sejam descartadas pelo(a) especialista.

Pensamento do homem no sofá
Tratamento

O tratamento é composto por etapas. Primeiramente é necessário compreender as especificidades de cada caso: Alguns homens terão dificuldade em manter a ereção apenas no momento do ato sexual, enquanto outros terão em outras situações - por exemplo, durante a masturbação. A queixa pode estar presente desde o início da vida sexual ou ter origem após período específico.

​Além disso, compreender como foi a introdução da temática sexualidade na vida daquela pessoa, como foram as experiências sexuais anteriores e quais são as percepções acerca do sexo atualmente.​

Cada etapa seguirá o plano de tratamento, que deve ser pensado individualmente para abarcar as necessidades de cada paciente.