Avaliação Psicológica para Cirurgias

A avaliação psicológica é solicitada como uma forma de verificar a qualidade emocional, determinação e consciência da tomada de decisão por parte da pessoa que realizará o procedimento.

Untitled%20design%20(3)_edited.jpg

Vasectomia

É um procedimento cirúrgico de contracepção permanente que interrompe o fluxo de espermatozoides vindo dos testículos através do bloqueio dos tubos que transportam o esperma. É conhecido também como esterilização masculina ou "laqueadura masculina".

Laqueadura

Também conhecida como "ligação das trompas", a laqueadura é um procedimento cirúrgico de contracepção definitiva. Ocorre através da obstrução das trompas, inviabilizando a fecundação e, por consequência, a gravidez.

Quem pode realizar?

No Brasil, a esterilização voluntária é realizada em pessoas a partir 25 anos de idade. A exigência atual é de que a pessoa interessada tenha ao menos dois filhos vivos, caso não tenha a idade mínima.

Também poderá ser realizada caso haja risco à vida e saúde da mulher ou do futuro concepto, de acordo com relatório de dois médicos.

(LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996)

Como funciona?

O processo de avalição psicológica para a realização de Vasectomia e Laqueadura deve ser realizada por profissional da Psicologia e inscrita(o) no Conselho Regional de Psicologia.

 

Geralmente o processo de avalição psicológica é constituído por 4 ou 5 atendimentos*. Em cada encontro a profissional investigará fatores relevantes para a tomada de decisão por parte do(a) paciente.

 

 

*O número de atendimentos pode variar a depender da necessidade de cada caso.